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Perguntas Frequentes

  • 1. Quem pode ser aprendiz?

    A Casa do Aprendiz Cidadão atende adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que estejam regularmente matriculados na escola, ou terem concluído os estudos.

  • 2. Quando são abertas as inscrições?

    As inscrições são abertas em nosso site nos períodos de outubro a dezembro de cada ano, tendo o chamamento no início do próximo ano.

  • 3. Como faço para me inscrever?

    Para se inscrever é bem simples. Basta acessar a aba APRENDIZ deste site, e clicar no ícone INSCREVA-SE. Uma nova aba será carregada, onde você deverá preencher todo o formulário. Ao fim, para finalizar as inscrições, deverá clicar na opção TERMO DE COMPROMISSO declarando que as informações prestadas são verdadeiras, assumindo a inteira responsabilidade pelas mesmas. Ao clicar, você poderá confirmar a inscrição.

  • 4. Como saber se a minha inscrição foi efetuada?

    Ao preencher o formulário e clicar no botão CONFIRMAR, você receberá a seguinte mensagem: Inscrição efetuada com sucesso! Seu número de protocolo é *****. Guarde este número de protocolo com você. Ele é o comprovante da efetivação de sua matrícula. Como é permitido apenas uma inscrição por CPF, após a realização da inscrição, o inscrito não conseguirá realizar uma outra inscrição até o início do próximo ano.

  • 5. O que devo fazer após a minha inscrição?

    Ao ter sua inscrição confirmada, deverá aguardar o chamamento no início do próximo ano. O chamamento é divulgado em todas as plataformas digitais da CAC, e caso seja selecionado, deverá comparecer à entidade, com os documentos solicitados para a efetivação da matrícula.


    A classificação do candidato ocorrerá por meio da avaliação social que corresponde a vulnerabilidade do núcleo familiar, levando em consideração, alguns critérios que deverão ser devidamente comprovados.

  • 6. Quais documentos são necessários para a matrícula?

    Os documentos solicitados são:


    - 01 foto 3x4;


    - 01 cópia do RG e CPF - caso seja menor de idade, deverá apresentar juntamente, as cópias dos - documentos do responsável legal;


    - 01 cópia do comprovante de renda;


    - 01 cópia do comprovante de residência;


    - 01 cópia da Certidão de Nascimento;


    - 01 cópia do atestado de matrícula (cursando) ou histórico escolar (concluído);


    - 01 cópia da Carteira de Vacinação ATUALIZADA.

  • 7. Quando serei encaminhado para a entrevista?

    Ao ser inserido na CAC, você irá realizar o curso de qualificação escolhido no ato da inscrição, e este tem duração de 06 meses ou 01 ano, dependendo do projeto escolhido. Dedicar-se à qualificação é fundamental, pois a CAC prioriza esta preparação, para que o(a) adolescente esteja preparado(a) para o mercado de trabalho, assim, este só será encaminhado após a conclusão deste curso, e quando surgirem oportunidades ao perfil.

  • 8. Qual o custo da qualificação?

    Ao ser inserido na CAC, o(a) adolescente desfrutará GRATUITAMENTE de todos os benefícios que a instituição oferece:


    - Qualificação Profissional;


    - Atendimento Social;


    - Atendimento Psicológico;


    - Atendimento Odontológico;


    - Atendimento Médico;


    - Atendimento Nutricional;


    - Refeições;


    - Salas climatizadas e dispostas com recursos audiovisuais;


    - Instrutores qualificados e


    - Uniformes.

  • 9. Passei na entrevista, e agora?

    Ao ser admitido, o(a) adolescente será convocado pelo setor de Recursos Humanos da instituição, solicitando os documentos necessários para sua admissão. Ao iniciar o Programa de Aprendizagem (PADEP), o(a) Aprendiz realizará as aulas de conceito inicial com prazo de 20 dias, e após, começará a atuar na empresa, tendo como compromisso, o Programa de Aprendizagem semanal na instituição.

  • 10. Qual a carga horária que terei, ao ser contratado como Aprendiz CAC?

    A carga horária irá depender da empresa contratante, podendo esta ser de 110 horas mensais ou 150 horas mensais.

  • 11. Quanto tempo irei atuar como Aprendiz CAC?

    O tempo de contrato irá variar de acordo com a empresa contratante, sendo estes de 12 ou 15 meses.

  • 12. O que acontecerá se faltar na empresa e/ou não realizar as atividades do PADEP?

    O empregado (Aprendiz) perderá o salário dos dias em que, sem justificativa aceitável, deixar de comparecer, às aulas de ensino profissional da CAC ou na empresa na qual desenvolve as atividades práticas.

  • 13. Como saber se devo contratar um aprendiz?

    Você, empresário, que possui acima de sete colaboradores em sua folha de pagamento, poderá contratar um aprendiz, como consta na Lei da Aprendizagem 10.097/2000. Vale ressaltar que o número de Aprendizes contratados, serão determinados pelo Ministério do Trabalho, usando um percentual de 5 a 15% do número de funcionários Para determinar a cota.

  • 14. Posso contratar Aprendizes para qualquer segmento?

    Não, a Lei da Aprendizagem determina lugares específico a ser desenvolvida a Aprendizagem, conservando assim, a integridade física, psicológica e social do Aprendiz, como pode ser observado no manual da Aprendizagem Profissional.

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