Notícias

O que é psicoterapia a quem se destina, como identificar e como proceder. 22. Mar. 2021

O que é psicoterapia a quem se destina, como identificar e como proceder.

Por Soellyn Tofanelli -

Psicóloga Clínica da CAC


O que é psicoterapia?

A psicoterapia é definida como toda intervenção que vise reduzir o mal-estar ou as condutas desadaptativas, ou aumentar a adaptação do paciente consigo mesmo e em suas relações.

Muitas vezes, nos sentimos tristes, irritados ou ansiosos em níveis desproporcionais, e acabamos tendo diversas áreas de nossas vidas afetadas como área familiar, escolar/acadêmica, profissional, amorosa entre outras. Essas alterações acarreta em uma diminuição de nosso bem-estar, o que consequentemente acarreta em um adoecimento psíquico.

O processo terapêutico tem por objetivo ampliar o campo perceptivo do paciente, contribuindo para que ele adquira uma visão de si, dos outros e do mundo de maneira mais abrangente, agradável e assertiva, tornando-a capaz de perceber as suas qualidades, seu potencial individual valorizando assim sua existência.


A quem se destina:

A psicoterapia é para todos: criança, adolescente adulto/idoso portanto não há contraindicação e não há um momento exato para procurar e sim o momento de percepção, de auto avaliação ou avaliação externa de amigos, familiares ressaltando a importância do tratamento.

Admitir que estamos fragilizados e vulneráveis nem sempre é uma tarefa fácil, mas esse é o ponto de partida, reconhecer que não estamos bem e que por mais que o outro lide bem com uma situação semelhante a que estamos passando não quer dizer que temos que passar da mesma maneira, cada pessoa tem a sua própria experiência de vida.


Perguntas Frequentes

Confira
Homem sorrindo mexendo no celular

Fale Conosco

Preencha o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem